Design para a Geração Z: a abordagem do Grupo RBS para engajar o público jovem

Desafio:

Como ser uma organização tradicional, como a Zero Hora, e informar a geração Z sem parecer o Didi Hipster? 

A gen Z consome conteúdo o tempo todo, mas do jeito deles: com influenciadores, no TikTok, em memes no X – e num terreno fértil para a desinformação. A pesquisa Next Gen News apurou que a gen Z “entende o valor das notícias, mas muitas vezes não se interessa ou se frustra com a forma como elas são transmitidas”, reforçando que a ascensão dos influenciadores e impondo uma concorrência direta ao jornalismo, como apontou o Digital News Report da Reuters de 2024.

 
 
Participar da Jornada foi muito importante para entender o que é mais vital na hora de pensar em colocar um produto no ar. Fazer cursos e estudar é necessário, mas poder praticar e ter a um mentor dedicado durante as etapas, conseguir visualizar cada passo desde o embrião até a hora de pensar em como vender esse produto, foi uma experiência muito rica.
— Roberta Requia, Editora de Redes Sociais do Grupo RBS


Resultados:

O videocast “Deixa eu te contar” foi desenhado para envolver a geração Z de forma direta, desde a escolha dos assuntos até a apresentação. A produção do programa estará integrada ao time de dados da GZH, com o objetivo de identificar tendências e promover interações que vão definir a pauta do episódio. Uma dupla de apresentadores da própria gen Z será responsável por apresentar a atração, que vai receber entrevistados para contextualizar os assuntos mais comentados da semana e os de maior interesse público.

 
 
Previous
Previous

Do feedback ao financiamento: como a Rádio Novelo criou um modelo de membros

Next
Next

Reduzindo o desperdício de alimentos com IA: o assistente de receitas da Receita da Boa